Relatório da Missão Belém


A Missão Belém, como o próprio nome já diz, é um trabalho missionário realizado junto às pessoas que se encontram em situação de rua. No período de 23 à 28 de fevereiro, os missionários realizaram mais um grande trabalho com a população de rua que vive nas proximidades da nossa Paróquia.

A seguir, segue o relatório final das atividades que foi enviada pelo grupo à nossa Paróquia. Na seção “Galeria de Imagens” você poderá conferir algumas fotos deste bonito trabalho.

“Gostaríamos de fazer uma pequena síntese da semana em que fizemos missão nas ruas de São Bernardo do Campo, de modo especial na Praça de Rudge Ramos, enfrente a Paróquia São João Batista.

Nós éramos dezessete missionários que estávamos vivendo com os pobres, como pobres, partilhando em tudo a vida de nossos amados irmãos de rua, coração do nosso coração, tentando se identificar ao máximo com a vida deles, comendo com eles, dormindo com eles…enfim, fazendo-se UM com eles para todo o custo arrancá-los da escravidão das ruas.

Uma grande alegria para nós nessa missão, é que destes dezessete missionários que estiveram nas ruas conosco, nove eram irmãos que já passaram pela escravidão das ruas, mergulhados nos vícios e, hoje, pela misericórdia de Deus, se tornaram autênticos discípulos missionários, testemunhando com a própria vida que é possível viver longe dos vícios, se tornando luz para os irmãos que se encontram nesta vida de escravidão nas ruas.

Eles são testemunhas eficazes da potência de Deus. Hoje, cada um desses irmãos tem pequenas responsabilidades dentro da Missão Belém, como monitores cuidando de outros irmãos em nossas casas, sendo que alguns desses irmãos são coordenadores e assumem toda a administração de nossas casas e em outras atividades.

Por graça de Deus, destes dias, foram tirados das ruas de São Bernardo, entre o Centro da Cidade, na Igreja Matriz, e no Centro de Rudge Ramos, onde se encontra a Paróquia São João Batista, cerca de vinte irmãos foram levados para as nossas casas de acolhida. Outros irmãos também foram espontaneamente para as nossas casas indicados por nós durante a missão, ou seja, mais de vinte irmãos escolheram viver uma vida nova, segundo a vontade de Deus.

Por fim, a missão foi encerrada com uma maravilhosa festa para os irmãos de rua, chamada “Celebrando o Amor”, onde pudemos passar uma jornada maravilhosa com os nossos irmãos. No primeiro momento, servimos um café da manhã e, logo em seguida, alguns irmãos foram cortar o cabelo, fazer a barba e outros colocaram uma roupa limpa.

Também passamos o filme “A Paixão de Cristo”, onde os irmãos ficaram bem compenetrados e sentindo o forte amor de Jesus por nós. Na seqüência do filme, fizemos uma pequena reflexão do Amor salvífico de Jesus com dois testemunhos de irmãos da Missão Belém que conseguiram vencer a vida dos vícios das ruas.

Um deles foi o Victor que está há nove meses conosco e é coordenador de uma de nossas casas na região da Balsa. Ele veio das ruas de Santos e não pensa mais em sair da missão; verdadeiramente se tornou um autentico discípulo missionário. O outro irmão que testemunhou foi o Guilherme, que está na Missão Belém há três anos e oito meses. Hoje ele coordena um núcleo da Missão Belém com quatro casas também na região da Balsa. Depois de passar dez anos de sua vida em uma cadeia e dezoito anos nas ruas, Deus o transformou grandiosamente.

Não podemos deixar de ressaltar a maravilhosa Santa Missa celebrada pelo Padre Tiago para os nossos irmãos de rua, selando toda a missão no encontro “Celebrando o Amo”. Foi surpreendente a receptividade e a escuta dos irmãos, estavam todos muito atentos e abertos à Palavra de Deus.

Foi um momento de muita profundidade e oração, onde eles participaram avidamente, se entregando de todo o coração à misericórdia de Deus.

Também queremos agradecer de todo o nosso coração a maravilhosa ajuda e total apoio nestes dias do Padre Beto e toda a sua Paróquia na nossa missão, e de modo especial na nossa festa “Celebrando o Amor”. Graças a vocês foi possível proporcionar este maravilhoso momento para os nossos irmãos de rua”.

GRATIDÃO é o nosso sentimento.
Paz e Alegria!

Missão Belém
Fraternidade Gruta São Francisco

Siga a Paróquia nas redes sociais