São Bernardo do Campo, 10 de maio de 2011
Aos coordenadores das pastorais e movimentos,
e agentes de pastoral.
FORMAÇÃO PARA AGENTES – PASTORAL MISSIONÁRIA
Com muita alegria anuncio a vocês o surgimento de um novo trabalho pastoral em nossa Paróquia. Trata-se da Pastoral Missionária, necessidade da Igreja de hoje para que Jesus Cristo seja sempre amado e conhecido.
Jesus, antes de sua glorificação, enviou seus discípulos para serem missionários do Evangelho: “Ide ao mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16, 15). Hoje ele também nos envia, por meio da Igreja, a levar sua Boa Nova a todos os homens e mulheres de nosso tempo, para que estes possam descobrir a felicidade e o sentido de suas vidas.
A Igreja peregrina é essencialmente missionária (AG 2). Porém devemos sempre pensar em novas dimensões para desempenhar bem a nossa missão de evangelizar. Nosso 6º Plano Diocesano de Pastoral tem como prioridade deste ano a formação da paróquia como “rede de comunidades para desenvolvimento de uma espiritualidade bíblica, doutrinal e evangelizadora: evangelizar a periferia com células católicas (núcleos e setores) – Fortalecer grupos de rua e círculos bíblicos – opção evangélica pelos pobres – resgatar os jovens – catequese contínua.” Isso, como já disse na apresentação de nosso Planejamento Pastoral, é um verdadeiro itinerário de fé para sermos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.
Impelidos por esta urgência pastoral lançamos em nossa paróquia a “Pastoral Missionária”, alimentando nossa esperança de manifestar a presença da Igreja em nossas ruas, nos nossos lares, testemunhando o amor de Deus revelado em seu Filho crucificado-ressuscitado aos mais afastados da fé e esquecidos da nossa sociedade. Muitas são as iniciativas existentes em nossas comunidades para que esta presença de Igreja esteja nos lares: Grupos de rua, Terços nas casas, Visita da Imagem da Mãe Peregrina de Schöenstatt, Círculos Bíblicos, Assistência aos Enfermos e famílias carentes. Porém urge uma ação mais organizada e permanente.
Para que surja este novo trabalho com renovado ardor, vamos trabalhar juntos para a setorização do território paroquial e implantação dos núcleos missionários. Todos os agentes estão convocados para que isso aconteça. Precisamos de despojados voluntários e pessoas criativas para a concretização deste projeto.
Em vista disso, convocamos a todos para uma formação em nosso Centro Comunitário São João Batista no dia 28 de maio às 14h30, onde pensaremos os primeiros passos desta nova pastoral.
Agradecemos, desde já, a presença e disponibilidade de todos para este novo serviço na comunidade. Grande será a nossa alegria em podermos levar Jesus Cristo a todo este bairro de Rudge Ramos com verdadeiro espírito missionário.
Um fraterno abraço e uma especial bênção,
Pe. Roberto Alves Marangon
Pároco