Objetivo Geral: Ir ao encontro dos nossos irmãos e irmãs que padecem de ajuda material e espiritual. Carentes de amor e dignidade para viver.
Objetivo Específico: – articular um trabalho de pastoral de rua, em vista da criação de uma casa de acolhida para atendimento de pessoas em situação de sofrimento nas ruas.
Espiritualidade desta Casa
1 – O cerne da espiritualidade desta casa é o encontro com Jesus abandonado presente nos sofredores de rua.
2 – Iluminar a ação evangelizadora a partir da Palavra de Deus – alimentada pela liturgia diária;
3 – Sustentar a missão numa profunda espiritualidade eucarística nas suas diversas dimensões. Contemplar na Eucaristia o rosto de Deus que sustenta o vigor missionário cada dia.
4 – Trabalhar em vista de um mundo de justiça onde reina a solidariedade e a paz
Abordagem dos moradores de rua:
1 – Desenvolver um trabalho com os sofredores de rua que estão presentes no Largo São João Batista e suas imediações;
2 – Atende-los nas suas necessidades mais básicas: – a) refeição; b) banho; c) troca de roupa; d) higiene pessoal; e) primeiros socorros;
3 – Entrevistar e cadastrar os sofredores de rua em vista de um possível contato com os seus familiares e encaminhamento para serviços sociais;
Etapas para a instalação da casa:
1 – Captação de recursos humanos: Voluntários de forma geral; Assistentes Sociais. Profissionais da Saúde; Educadores; Agentes de Pastoral;
2 – Captação de recursos materiais: Aquisição de uma casa (aluguel); Arrecadação de alimentos, roupas, mobília, materiais de higiene e saúde.
3 – Captação de recursos financeiros para manutenção do projeto. Parcerias com a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo; iniciativa privada, além de doações provindas de pessoas ligadas a Paróquia São João Batista, bem como a incentivadores desta causa.
Ação Evangelizadora na casa
1 – Oferecer os suprimentos básicos aos sofredores de rua:
a) banho; b) higiene pessoal; c) primeiros socorros; d) alimentação;
2 – Realizar momentos de oração e orientação espiritual para reintegrá-los a vida social e eclesial.
Patrona: Santa Clara de Assis
Motivados pela celebração dos 800 anos da Espiritualidade Clariana – tendo como ponto de partida o Cristo Pobre – que nos ensina a viver a simplicidade e alegria.
São Bernardo do Campo, 11 de maio de 2011.
Pe. Roberto Alves Marangon
Pároco