O Batismo


O Batismo torna-nos cristãos, filhos e herdeiros de Deus, participantes da missão de Cristo e membros da Igreja, na qual somos instruídos e orientados para a vivência cristã.

– É o primeiro sacramento. Não podemos receber outros sacramentos sem antes sermos batizados.
– Batismo em nossa Igreja significa imersão, é um rito de iniciação que nos faz membros da Igreja.
– O Batismo não é invenção de nenhum Santo, Papa ou algum homem normal. Foi o próprio Cristo que ordenou: “Ide pelo mundo inteiro e pregai o evangelho a todas as criaturas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
– Torna-nos seguidores de Jesus Cristo, imitadores de Cristo, ser o Cristo. Não podemos amar aquilo que não conhecemos, por isso precisamos conhecer mais Jesus e o que ele quer de cada um de nós.
– Ser cristão é cumprir com os dois mandamentos de Jesus que é o resumo dos 10 mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas” e “Amar ao próximo como a si mesmo”. Parece fácil, mas não é. Jesus pregou o amor, a verdade, a justiça, a fraternidade… e o pregaram na cruz.
– Nos torna membros da família cristã que é a Igreja. Jesus é o fundador da nossa Igreja e o fez no coração de um homem, São Pedro, que foi o primeiro Papa: “Tu és Pedro e sobre ti construirei a minha Igreja”
– Porque batizamos desde crianças? Queremos que as crianças façam parte da grande família cristã, desde o início de suas vidas, como vemos no livro dos Atos dos Apóstolos, quando famílias inteiras eram batizadas, e não somente os adultos, nos primeiros anos da Igreja.
– O Batismo não é mágico. Não batizamos as crianças para livrá-las de doenças, mal olhado, etc. A criança irá ter as dificuldades normais em sua vida. Deus trata a todos da mesma forma, “fazendo chover sobre os bons e os maus”. Batizada, a criança juntamente com a sua família terá mais forças para superarem os obstáculos que aparecerão em suas vidas, pois Deus está no meio de nós. No Batismo recebemos o Espírito Santo de Deus.
– Batismo é purificação. Que pecados têm uma criança que acabou de nascer? Por sermos humanos, nascemos com o pecado que deu origem a todos os outros pecados. O chamado de pecado original é o egoísmo de querer ser outro Deus, de querer tomar o lugar de Deus. Através do Batismo somos purificados deste pecado e caso o Batismo seja realizado depois de adultos, a pessoa é perdoada de todos os pecados.

“Os fieis, de fato, renascidos no batismo, são fortalecidos pelo sacramento da confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na eucaristia”
Papa Paulo VI

A CELEBRAÇÃO DO BATISMO

O SINAL DA CRUZ
Só nós católicos fazemos o sinal da cruz. Não é sinal de morte ou sofrimento, é um sinal de vida. Jesus teve que morrer numa cruz pra mostrar que existe a ressurreição. Somos marcados para Deus através de um gesto indelével, ou seja, ninguém pode tirar. Uma vez marcados, sempre seremos cristãos.

ÓLEO DOS CATECÚMENOS (ÓLEO DO BATISMO)
Fazemos um sinal da cruz no peito do batizado com esse óleo. O óleo tem o significado de força. Assim também quando somos ungidos com esse óleo pedimos a força de Deus em nossas dificuldades no decorrer da vida.

ÁGUA
É o principal símbolo do Batismo. A água purifica e dá a vida, lavando-nos de todos os pecados. No primeiro testamento quando Moisés livra o povo de Deus das mãos do faraó, abre o Mar Vermelho para que fugissem para o Egito. A água também tem o significado de liberdade. A Samaritana pede a Jesus a água para nunca mais ter sede, que é nos saciarmos do próprio Cristo. É através da água do Batismo que morre o velho homem pecador e nasce o novo homem em Cristo.

ÓLEO DO CRISMA
Não significa que estão sendo crismados. Fazemos um sinal da cruz na testa do batizando e recebemos junto a tríplice missão. Todo batizado é Sacerdote, Profeta e Rei.

VESTE BRANCA
O Círio Pascal representa o próprio Cristo que é Luz. O padrinho acende a vela no círio para que Cristo ilumine a vida do batizando e junto com Cristo, os padrinhos devem ser luz na vida do seu afilhado. Padrinho e madrinha significam paizinho e mãezinha.
– A vivência no batismo (amar a Deus e ao próximo) e a vivência nos mandamentos de Deus, são ensinamentos que devemos passar a eles por toda a vida. Os padrinhos devem sempre manter contato com seus afilhados, mesmo depois de crescidos. Lembrem-se da data do batismo e comemorem, pois é mais importante que o aniversário natalício.
– Os padrinhos são os segundos pais dos seus afilhados e co-responsáveis pela educação religiosa e civil para que eles sejam bons cristãos e bons cidadãos.
SAL
Não é muito utilizado nas celebrações por motivo de saúde. O sal dá gosto e sabor à comida, assim também o batizado deve ter gosto pela vida. “Vós sois o sal da Terra”.

Siga a Paróquia nas redes sociais