Nossa Paróquia ganha novo presépio
O presépio da nossa Paróquia foi montado no dia 10 de dezembro com uma novidade. Todas as imagens que compõem a cena do nascimento de Cristo são novas e foram adquiridas este ano.
Além das imagens, o presépio também recebeu um cenário novo que contém plantas naturais, fonte de água, poço e iluminação especial.
O presépio ficará disponível para a visitação até o dia 6 de janeiro, porém a imagem principal, o Menino Jesus, somente será colocado na manjedoura no dia 24 de dezembro, durante a Celebração da Vigília do Natal, às 20h.
História do Presépio
Já é costume em vários povos do mundo retratar a cena do nascimento de Jesus. As demonstrações variam de acordo com o lugar, com a cultura e principalmente com as tradições de cada povo.
O primeiro presépio que se tem notícia foi montado em argila por São Francisco de Assis que, em 1223, resolveu explicar melhor ao seu povo a história do nascimento de Cristo. Naquele ano, São Francisco mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro para a floresta de Greccio, onde fez a encenação. Apartir daquele gesto, o povo, formado em sua maioria por camponeses humildes, pode compreender melhor a história do Natal.
O costume logo se espalhou para as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média. Nesse período o presépio também passou a ser montado nas casas dos reis e nobres da época.
Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio de 116 figuras para representar o nascimento de Cristo, a adoração aos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Somente no século XVIII, é que o costume de montar o presépio nas casas comuns se espalhou para a Europa e depois para o mundo.