Há muitos anos, a Diocese de Santo André dedica o mês de junho para refletir sobre a importância do dízimo para a evangelização
Este ano, o mês do dízimo será ainda mais especial. A Diocese realizará a Campanha do Dízimo, promovida em parceria com a Agência Dominus – Evangelização e Marketing, especializada no segmento católico. O objetivo é profissionalizar as práticas pastorais para promover, de forma integrada, a formação dos líderes e agentes da Pastoral do Dízimo.
A abertura do mês do dízimo acontecerá no primeiro domingo de junho (3), nas paróquias: Catedral Nossa Senhora do Carmo em Santo André, Paróquia Nossa Senhora Aparecida na cidade de São Caetano do Sul; Paróquia de São João Batista, Paróquia Santíssima Virgem e paróquia Santa Maria em São Bernardo do Campo; Paróquia São Judas Tadeu e Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Santo André; e Paróquia São Vicente de Paulo no município de Mauá. Estas são as comunidades que aderiram ao projeto piloto proposto pela diocese.
Uma campanha de evangelização
O dízimo possui uma espiritualidade própria e, muito mais do que uma contribuição financeira, é um ato de fé e gratidão dos fiéis que – através de sua oferta – tornam-se responsáveis pela construção do Reino de Deus.
Portanto, não bastam iniciativas técnicas de arrecadação financeira, é preciso um processo de amadurecimento e conversão pastoral, em vista do dízimo.
Segundo Padre Joel Nery, vigário episcopal para Pastoral, o principal objetivo da campanha é dar sustentação às metas definidas pelo sínodo diocesano. “Neste tempo de pós-sínodo, daremos continuidade aos projetos de evangelização na Diocese e queremos ainda evidenciar os dois grandes eixos eleitos no Sínodo: Acolhida e Missão na perspectiva do dízimo”, afirma.
Por sua vez, o diácono Celso Sais, assessor diocesano da Pastoral do Dízimo, reforça a principal preocupação da Igreja com a evangelização: “É preciso entender o dízimo como pastoral, pois a igreja é lugar de acolhida e missão, e, a partir daí, fazer os fiéis viverem a experiência com o próprio Cristo”, destaca.
Como acontecerá a Campanha
Um dos objetivos da campanha é trabalhar a evangelização dos dizimistas, tornando a relação com a Igreja ainda mais estreita. Com o slogan O sonho missionário de chegar e acolher a todos, a Diocese de Santo André trilhará um caminho de acompanhamento e anúncio integral do Evangelho.
A coordenadora da pastoral do dízimo da Paróquia Santíssima Virgem, Carmen Dias, ressalta sua expectativa como agente de pastoral. “Queremos criar cada vez mais entre os fiéis a consciência de sermos Igreja, povo de Deus, despertando em cada um o compromisso com a vida comunitária no caminho diário e crescente evangelização”.
A campanha terá diversas ações como marketing digital utilizando sites e redes sociais, além de propor formações e convivências, plantões do dízimo nas celebrações eucarísticas, e estratégias de relacionamento com os dizimistas.
Formação Diocesana sobre o dízimo
Representante do Vaticano faz palestra sobre o Dízimo na Diocese de Santo André
No dia 23 de junho, sexta-feira, Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira conduzirá um momento de formação promovido pela Diocese como parte da programação do mês. O objetivo é fomentar no clero, nas pastorais e nos fiéis a espiritualidade da partilha. O encontro é GRATUITO e acontece no Auditório da Cúria, localizado na Praça do Carmo, número 36 , no Centro da cidade de Santo André, de 14h às 17h. As inscrições serão feitas pelo site: diocesesa.org.br. Lembrando que são limitadas.
Monsenhor Catelan é consultor da Comissão episcopal pastoral para a Doutrina da fé da CNBB, membro da Comissão Teológica Internacional no Vaticano, além de professor de teologia na PUC Rio de Janeiro e membro fundador e secretário da sociedade Ratzinger Brasil. A palestra, cujo tema é “Reflexão sobre a dimensão espiritual do dízimo na vida do cristão”, será uma importante oportunidade de compreensão e aprofundamento para os que estiverem presentes.
A palestra contará também com a presença do Diácono Celso Luís Sais, assessor diocesano da pastoral do dízimo e do Padre Joel Nery, vigário episcopal para Pastoral da Diocese de Santo André.
SERVIÇO:
Formação Diocesana: “Reflexão sobre a dimensão espiritual do dízimo na vida do cristão”.
Data: 23 de junho.
Horário: 14h às 17h.
Palestrante: Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira
Valor: Gratuito (Vagas limitadas)
Inscrições: diocesea.org.br
Local: Auditório da Cúria. Endereço: Praça do Carmo, 36 – Centro, Santo André.