MENSAGEM DE SAUDAÇÃO À DIOCESE DE SANTO ANDRÉ
“Em nome de Jesus” (Cl 3,17), venho até vocês amados irmãos e irmãs da Diocese de Santo André, para saudar a todos com um abraço fraterno. Dirijo-me a todos vocês, membros desta Igreja que está nos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Saúdo todas as autoridades constituídas no poder legislativo, judiciário e executivo. Dirijo-me fraternalmente às pessoas de boa vontade, que mesmo não comungando a fé católica, trabalham pelo bem do próximo e construção de uma sociedade justa e fraterna.
Deus sempre nos surpreende, como diz o Papa Francisco. Surpreendeu-me com a nomeação para ser vosso novo Bispo. Com o coração nas mãos quero falar de coração a coração pois, para vós sou bispo mas convosco sou cristão que busca cumprir a missão.
A Diocese de Santo André é querida e destacada na Igreja do Brasil por sua história e atuação em favor do Reino de Deus, na Região Metropolitana da Grande São Paulo, a Região do ABC; Neste local que é por assim dizer o centro industrial de nosso País. Saúdo o Sr. Cardeal Arcebispo e os bispos da Província Eclesiástica de São Paulo e Sub-Regional. São meus irmãos queridos.
A trajetória bonita e atuante, os grandes bispos que por aí passaram, o empenho do presbitério, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e consagrados inseridos nesta Igreja, e a força da atuação dos cristãos leigos e leigas, discípulos e missionários do Evangelho, testemunham uma Igreja madura nos seus 60 anos de caminhada. Igreja que deve continuar avançando sempre mais, unida e sem medo de lançar as redes em águas mais profundas.
Uma saudação especial aos padres que formam o querido Presbitério: “vós sois testemunhas do sofrimento de Cristo e participantes da glória que vai ser revelada” (1Pd 5,1). Contem comigo, assim como espero poder contar com vocês! Saúdo a todos com afeto de pai, irmão e amigo.
Perante todos vocês, diocesanos, eu venho, “em nome de Jesus”, para amar e servir na função que misteriosamente me foi confiada, não por meus méritos, mas pela infinita graça e misericórdia de Deus. Sei que Deus escolhe o fraco e desprezível, para fazer brilhar unicamente o seu poder. Sinto-me realmente pequeno e limitado, diante da grandiosidade desta Igreja e da missão a realizar. Mas assim como São Paulo, sinto o Senhor dizer-me: “Não tenhas medo…nesta cidade há um povo numeroso que me pertence” (At 18,9).
Enquanto o Sr. Núncio, comunicava-me que o Papa Francisco, a quem saúdo reverente, tinha me nomeado para ser o 5º bispo de Santo André, e encorajava-me a aceitar a missão, supliquei a Deus e senti que, o abandono consciente à sua vontade tem uma força que inspira coragem. Confio no apoio do amado irmão Dom Nelson Westrupp, que impôs as mãos sobre mim na ordenação episcopal, eu o quero muito bem e o saúdo com afeto. Como bispo emérito continuará contando com nosso apoio, carinho e admiração.
Confio na ajuda de todos vocês, irmãs e irmãos leigos que, pelo batismo, são chamados à santidade. Antecipadamente agradeço a caridade que tiverem para comigo.
Venho para amar e servir em nome de Jesus na entrega sincera de minha pobre vida. De agora em diante vocês são a minha Igreja e Família, à qual o Senhor me envia para servir como pai e pastor, minha “família, morada de Deus, edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, do qual é Cristo Jesus a pedra angular” (Ef 2,19 – 20). Quero ser para todos o amigo certo nas horas incertas, o bom pastor segundo o coração de Cristo Jesus. Me ajudem!
No coração do Evangelho está a mensagem do Reino de Deus: ”Só o Reino é absoluto, e faz com que se torne relativo tudo o mais que não se identifica com ele” (Paulo VI – EN 8). Conclamo nossa Igreja para que continue dedicada à missão em favor do Reino, conservando o tesouro da fé recebida dos apóstolos. A Igreja é semente do Reino de justiça, paz e vida para todos (Vat. II — LG 5), ela tem como finalidade, sua implantação. Assim procedendo sabemos que tudo o mais nos será dado por acréscimo (cf. Mt 6,33)
Vamos caminhar juntos pois o amor de Cristo nos uniu. Permaneçamos unidos neste amor e não só reunidos. A união faz a força que vence o mal pelo bem. Aos pobres e sofredores, aos que estão sem esperança, meu carinho e conforto. Em nome de Jesus em nome de Jesus estaremos convosco. Coragem!
Muito me alegrei quando soube ser Nossa Senhora do Carmo padroeira da Catedral. A ela sou consagrado. Tem sido para mim, mãe, protetora e modelo de fé e esperança. Confio a ela minha missão como Bispo de Santo André. Por Maria Deus nos deu o maior tesouro: Jesus, Caminho Verdade e Vida. Que ela interceda por nós.
Ao saudar-vos, já levo a todos no coração. “Peço que lutem comigo nas orações que vocês dirigem a Deus em meu favor” (Rm 15,30). Nos encontraremos dia 26 de julho, um domingo, data já marcada para a posse em comum acordo com Dom Nelson.
Abençoo a todos. Coragem! Que a paz, alegria e a graça do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.
+ Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Eleito de Santo André-SP