Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados

,

“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”

natalA festividade do Natal sempre nos enche de muita alegria e a emoção abarca o nosso coração. A Igreja, fundada e querida por Jesus Cristo, celebra este significativo memorial da encarnação do Verbo de Deus (Jo1,1-18). Esta grande verdade é revelada a humanidade para salvá-la do poder das trevas e introduzi-la no Reino da Luz.

Alegremo-nos todos no Senhor, porque nasceu o Salvador. Jesus veio ao mundo trazer-nos a verdadeira paz e felicidade plena. Já não é mais uma promessa, é o próprio Senhor que habita as tendas humanas. Ali Ele se faz carne e assume nossa condição mortal, garantindo-nos assim a vida em plenitude.

Natal, tempo de muitas luzes, a cidade se enfeita, todos estão preparando as suas casas para festejar mais um ano. Alguns preparando os seus passeios, pois é tempo de férias, hora de restaurar as energias para o recomeçar de um novo ano.

Mas aqui paira uma pergunta: será que estamos preparando mesmo o Natal de Jesus? É Ele o grande esperado? Será a sua luz verdadeira que queremos brilhando em nossos corações? Qual é o presente que queremos ganhar? Estamos prontos para revisar a nossa vida, de verdade, para um novo começo? Podemos até responder prontamente, “é claro que é Jesus. Não tenho dúvidas!!!”

Meus queridos amados irmãos e irmãs, é com vocês que uno o meu coração ao coração contemplativo de José e Maria. Eles, repletos de alegria, por ter tão grande presente, apresentam-No ao mundo como o Salvador da Humanidade. Oferecem-No no templo como Primogênito Unigênito, portador da Vida Eterna.

Haverá estrela mais formosa do que esta do presépio? Os Reis a seguiram e contemplaram a sua face radiosa. Hoje, cada um de nós somos convidados especiais para contemplar o Menino no presépio da vida.

Que oração tão bonita a do silêncio. Contemplar e deixar-se invadir pela divina graça. Impelidos pelo anúncio, tornamo-nos missionários da Boa Nova. Tanto mistério que cabe num sorriso, num aperto de ao, numa face feliz de um agradecimento.

Neste Natal sejamos portadores desta grande “Verdade”, que tornemo-nos discípulos missionários para juntos construirmos o Reinado da Paz e da Justiça, da fraternidade sonhada por Deus para toda a humanidade.

O sinal de Deus é a simplicidade. O sinal de Deus é o Menino. O sinal de Deus é que Ele faz-se pequeno por nós. Este é o seu modo de reinar. Ele não vem com poder e grandiosidades externas.

A Palavra eterna fez-se pequena, tão pequena a ponto de caber numa manjedoura. Fez menino, para que a Palavra possa ser compreendida por nós. Assim, Deus nos ensina a amar os pequeninos, os frágeis.

Cantemos como os anjos cantaram naquela noite santa: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amados”. Amém.

A todos um “Feliz e Santo Natal” e um Ano Novo cheio das bênçãos de Deus!

Padre Roberto Alves Marangon
Administrador da Paróquia São João Batista de Rudge Ramos e
Vigário Geral da Diocese de Santo André

Siga a Paróquia nas redes sociais