FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA


Por Luís Guimarães
Fonte: Vaticano

sagrada_familia_2015Hoje em dia, em um mundo onde as coisas são descartáveis e muito se pensa no “eu e no meu” esquecendo-se do coletivo, muitos pais veem os filhos como empecilho ou impedimento para suas vidas. Com um discurso de que um filho “é uma coisa” que pode impedir o crescimento profissional, tirar o sossego, horas de lazer ou limitar a vida íntima do casal esquecem-se de que um filho é Dom de Deus.

O Papa Emérito Bento XVI , no dia 30 de dezembro de 2013, fez o seguinte comentário do Evangelho do dia: “A preocupação de Maria e José por Jesus é a mesma de todos os pais que educam um filho, que o introduzem na vida e na compreensão da realidade. Portanto, hoje é indispensável dirigir uma oração especial ao Senhor por todas as famílias do mundo. Imitando a Sagrada Família de Nazaré, os pais se preocupem seriamente pelo crescimento e pela educação dos próprios filhos, a fim de que amadureçam como homens responsáveis e cidadãos honestos, sem nunca esquecer que a fé é um dom precioso que deve ser alimentado nos próprios filhos, inclusive com o exemplo pessoal. Ao mesmo tempo, rezemos para que cada criança seja recebida como dom de Deus, apoiada pelo amor do pai e da mãe, para poder crescer como o Senhor Jesus, «em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens» (Lc 2, 52). O amor, a fidelidade e a dedicação de Maria e José sejam exemplo para todos os esposos cristãos, que não são os amigos ou os donos da vida dos seus filhos, mas os guardiões deste dom incomparável de Deus.”

Nesse momento onde muitos dizem que “a instituição familiar está falindo”, as palavras de nosso Papa Emérito chamam os cristãos a mostrar que quando uma família cresce dentro da fé e essa mesma fé é passado aos nossos filhos, a família fica mais forte e sólida que nunca.

O Papa Francisco em sua homilia de 28 de dezembro de 2014, nos mostra quem está no centro de uma família sólida: ”A mensagem que provém da Sagrada Família é, antes de tudo, uma mensagem de fé. Na vida familiar de Maria e José, Deus está verdadeiramente no centro, na Pessoa de Jesus. Por isso a Família de Nazaré é sagrada. Por quê? Porque está centrada em Jesus.”.

Também nos lembra de que: “Quando pais e filhos respiram o mesmo clima de fé, possuem uma energia que lhes permite enfrentar até provações difíceis, como demonstra a experiência da Sagrada Família, no dramático evento da fuga para o Egito: uma prova difícil.”.

Peçamos a Jesus, Maria e José que abençoe e ilumine todas as famílias e de modo especial aquelas que, como a Sagrada Família, tiveram que deixar sua terra natal e procurar conforto e segurança em terras estranhas.

Sagrada Família, rogai por nós!

Siga a Paróquia nas redes sociais