Carta de Padre Thiago


Queridos amigos, saudações!!!

Neste 06 de dezembro, completam-se seis meses deste tempo de formação. Seis meses com tantos acontecimentos… A história continua em seu ritmo acelerado e incansável ha escrever, por meio da liberdade de nossas escolhas e atos, nas linhas do tempo. Pessoas vem e vão, perdem e ganham. Num momento estão felizes e, em outros, cabisbaixas. Escolhemos nosso presidente, senadores, governadores e deputados. Nossa Igreja, mesmo com as ameaças e perseguições, lutou e continua a lutar pela preservação da vida. E, agora, acompanhamos, as dificuldades dos menos favorecidos no Rio de Janeiro.

Seis meses. Meses que recebi notícias alegres. Nascimentos, casamentos, conquistas e realizações. Mas, infelizmente, notícias que me entristeceram… Amigos queridos partiram para a casa do Pai, separações, distanciamentos, angustias físicas e humanas.

Tenho me dado conta de quantas coisas podem acontecer em seis meses. O mundo, a economia, a política, as famílias, a saúde, tudo pode mudar e, não raras vezes, não percebermos porque somos inertes diante das transformações… Você se recorda para quem foi o seu precioso voto? Lembra-se de todos? Rogo que sua resposta seja sim! Reafirmo minhas convicções de que só poderemos mudar a realidade em que vivemos por meio de políticas públicas e da educação. O tempo, as pessoas, as possibilidades passam diante de nossos olhos… Temos atitudes ou somos meros espectadores diante do palco da existência?

Escrevo-vos para recordar deste belo tempo do Advento. Tempo de espera, esperança e renovação. Preparar o coração para Aquele que há de vir, Aquele que è nossa esperança e renova todas as coisas. Nossa Igreja incentiva-nos a preparar nossos corações; nossa casa com o presépio e nossa família, por meio da oração, para receber o Menino Jesus. Esperar è preparar-se. Você tem se preparado? Renovemos nossa esperança de que o Menino Jesus possa renascer nos corações dos nosso governantes, das pessoas sem voz e sem vez, mas também em nós, para que irradiemos no mundo os valores e ensinamento deste Deus que se fez pequeno, se fez homem, para nos mostrar que nossa humanidade possui valores imortais. Valores capazes de construir a tão sonhada Civilização do Amor.

Aproveito a oportunidade para agradecer-vos pelas orações, mensagens de carinho e amizade. De modo muito particular por aquelas enviadas no dia 22 de novembro, por ocasião de meus dois anos de ministério sacerdotal. Muito obrigado! Como de costume, devido aos estudos, não encontro tempo suficiente para responder todas as mensagens, mas as leio com muita atenção e guardo-as em meu coração…

Envio aos amigos meu abraço amigo e fraterno desejando um abençoado advento. Que o Menino Jesus restaure nos sonhos e projetos para, juntos, com nossos dons e carismas, crescermos com Ele em graça, beleza e sabedoria.

Pe Tiago
Por Cristo, Com Cristo e Cristo

Siga a Paróquia nas redes sociais