A arte de ser Catequista


Entrevistas por Cristiane Cordeiro e Simone Cotrufo França
catequistas2015

Mais um ano se inicia e com ele as formações religiosas. Catequese infantil, de adultos e Crisma.
E como é bom saber que podemos contar com nossos catequistas! Leigos que ouviram o chamado de Deus para a missão de levar Sua Palavra de vida e amor. Ser catequista é uma vocação!
O chamado a ser catequista não é algo pessoal, mas obra divina, graça. A missão do catequista está na raiz da palavra ‘catequese’, que vem do grego ‘katechein’ e quer dizer ‘fazer eco.
Catequista é aquele/la que se coloca a serviço da palavra, que se faz instrumento para que a palavra ecoe. O Senhor o chama para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado.
E para começarmos a nos familiarizar com nossa equipe de catequese, vamos então conhecer algumas catequistas de nossa Paróquia, pessoas maravilhosas, que realizam esse trabalho voluntário tão importante de amor e fé.

1)     Nome completo
Iris Cagiali Soares – Catequista de crianças
Eliane Martin Garcia – Catequista de Jovens
Maria do Socorro Amaral – Catequista de Adultos

2)     Profissão
Iris: Dedico-me exclusivamente aos cuidados do lar
Eliane: Auxiliar de Dentista
Maria do Socorro: Professora

3)     Quanto tempo é catequista?
Iris: Dois anos
Eliane: Um Ano
Maria do Socorro: Quarenta anos, sendo trinta na catequese infantil e dez na catequese de adultos.

4)     O que mais gosta em ser catequista?
Iris: Gosto do contato com as crianças e de poder falar da minha fé, de Jesus para essas crianças. Adoro crianças. Tenho muita afinidade com elas. E poder falar do que acredito para elas é muito bom.
Eliane: Ver a evolução de cada crismando e a relação de carinho que temos com eles. Aprendi muito com eles também.
Maria do Socorro: É reconhecer o amor infinito de Deus, que me concedeu a vocação de ser Porta Voz da sua palavra para levar a Boa Notícia a todos que desejam encontrá-lo. É reconhecer que, a seu tempo, Deus vai chamando a todos que não o conhece para um encontro definitivo com Ele, transformando-os com seu amor de Pai. É ver que o meu trabalho tem dado bons êxitos através da força do Espírito Santo de Deus. Gosto de ver o interesse e o entusiasmo dos catequizandos. A medida que vão progredindo na Palavra de Deus vão testemunhando e partilhando os efeitos que a catequese vem realizando em suas vidas. Gosto de estar com meu grupo, partilhando com eles a amizade e a alegria de sermos bons amigos. Sou madrinha de vários catequizandos, fruto da nossa amizade.

5)     Além de ser catequista, você participa de outra pastoral? Qual?
Iris: Sim. Participo também da pastoral familiar, da liturgia e das Equipes de Nossa Senhora, que é um movimento em busca da espiritualidade conjugal.
Eliane: Sim. Ministros, saúde e agora batismo.
Maria do Socorro: Sim. Faço parte da Pastoral da Saúde onde procuro ver no enfermo o próprio Cristo sofredor necessitado do nosso amor e carinho. Também faço parte da Legião de Maria, que muito me ensina a ser catequista.

6)     O que fez você escolher ser catequista da Primeira Eucaristia/Crisma/Adulto?
Iris: Porque evangelizar essas crianças é muito importante nos dias de hoje
Eliane: O amor que tenho por adolescentes e a vontade de ingressar estes jovens na igreja.
Maria do Socorro: Optei em ser catequista de adultos por um chamado de Deus para atender os adultos que vinham do curso de noivos para serem preparados para o batismo e primeira eucaristia. Caminhando com essa turma, apareceram muitos adultos a procura da catequese. No início algumas catequistas se apresentaram para o trabalho com adultos, mas logo deixaram o “cargo”. Hoje a catequese de adultos conta com apenas 2 catequistas e graças a Deus tem sido um trabalho abençoado, embora sacrificado. A catequese tem gerado bons frutos para Igreja e para a família. O Pe. Beto vem dando muito apoio e com seu amor e carinho realizou neste ano o Primeiro Casamento Comunitário de casais casados somente no civil. Estou muito feliz com a opção de que fiz e agradecida a Deus por me escolher e me dar saúde para continuar lutando em 2015 em prol dos irmãos que serão evangelizados, pois, faço tudo com amor e carinho para a glória de Deus.

7)     Qual a mensagem que você gostaria de deixar para seus catequizandos de 2014/2015?
Iris: Um Deus maravilhoso os aguarda. Venha conhecê-lo através da catequese!
Eliane: Que valeu muito passar este ano com eles e que Deus sempre esteja na frente das vidas deles e acima de tudo que a melhor coisa que podemos ter é a presença de Deus em nossas vidas, pois com Ele tudo fica mais fácil e acima de tudo que sigam seus caminhos na igreja.
Maria do Socorro: Deus é nosso Pai e sabe exatamente oq eu precisamos e o que é bom para nós porque seu amor é infinito. Somente Jesus Cristo é o sentido da nossa vida. Meu irmão e minha irmã, se vocês não foram batizados, não fizeram a primeira eucaristia e crisma, venham fazer uma caminhada com Jesus, e, através da Catequese de adultos a partir dos 18 anos, fazer uma experiência de vida com Ele. Verá seu coração transformado! Cristo é a felicidade. Jesus te chama, Jesus te ama e quer você bem pertinho Dele. Pense nisso.

A todos os catequistas de nossa paróquia, os atuais e aqueles que já passaram por aqui, o nosso MUITO OBRIGADO. Vocês enchem nosso coração do amor de Deus, transformam nossas vidas e nos mostram o bom caminho. Que Deus os abençoe sempre, que o Espírito Santo os ilumine cada vez mais e que nossa mãezinha do céu os proteja e os impulsione a cada dia para que vocês não desanimem nunca e possam levar a palavra de Deus aos quatro cantos de nossa comunidade.

Siga a Paróquia nas redes sociais