Carta aos catequistas


São Bernardo do Campo, 06 de janeiro de 2011.

Aos queridos (as)
Catequistas (Eucaristia)
Paróquia São João Batista – Rudge Ramos
São Bernardo do Campo – S.P.

“Ide ao mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15)

Primeiramente gostaria de agradecer o belo trabalho realizado no Ano de 2010. Crescemos não apenas em numero de crianças preparadas para a 1ª Comunhão como também percebemos uma melhora significativa no aproveitamento do conteúdo desenvolvido. Parabéns a vocês que estão empenhados (as) neste importante ministério pastoral.

Pela evangelização, catequese e liturgia a Palavra de Deus continua chegando às pessoas. Esta comunicação de fé hoje, segue o mesmo processo pelo qual Deus, no passado, se revelou. Por isso, para compreender bem as tarefas e o conteúdo da catequese, é necessário aprofundar as relações existentes entre Revelação e Catequese.

A Palavra de Deus é o fundamento da catequese – Palavra que é redigida sob a moção do Espírito Santo (DV 9). Palavra dirigida a todos para que possamos entender de forma clara e profunda o que Deus quis transmitir.

A Catequese quer tambem introduzir os catequizandos na vida eclesial, preparando-os para uma comunhão profunda com “Jesus Eucaristia” – Mistério que carregamos em nosso coração pela ação divina da Celebração Eucarística que participamos cotidianamente.

Para que isso aconteça, precisamos trabalhar incansavelmente para que aqueles que foram a nós confiados sejam bem preparados. Não apenas para reproduzir os ensinamentos de forma teórica – mas que sejam motivados a vivenciar aquilo que vão aprendendo no seio da comunidade paroquial.

Estamos iniciando um novo período de catequese, novas oportunidades e novos catequizandos que estão chegando para serem devidamente preparados. Peço a vocês queridos (as) catequistas, estudem, preparem bem os encontros, rezem e participem ativamente dos momentos de formação e aprofundamento que são oferecidos pela paróquia, região e diocese. Não deixem de consultar as fontes da catequese (Bíblia, Diretório da Catequese, Diretório dos Sacramentos, Documentos da Igreja) atualizem os seus encontros.

Analisando as folhas de frequência observei que existem muitas faltas nos encontros. Lembrem-se que quem falta deve repor o encontro em outro dia e horário para não ficar defazado na preparação. Existe uma ausência muito grande na celebração eucarística, (nas missas), insistam com os catequizandos da necessidade de participação nas missas. Incentive-os a participar do “Grupo de Coroinhas” poderá também ser um estimulo eficiente. Coloque-os para participar do momento do ofertório – convide-os para o abraço da paz ( o padre como um bom pai quer os filhos ao redor da mesa).

Acolhendo o resultado das avaliações, vocês consideraram o material didático bom, porém poucos encontros. Na medida que forem organizando os encontros – no planejamento anual – podem completar com atividades extras – tanto nas salas de catequese como tambem atividades extra-sala.

Aproveitem este momento de formação para introduzirem os catequizandos na vida orante. Ensine-os a rezar e partilhar a “Palavra de Deus” – assim também como estimulando-os a reconhecerem a realidade em que estamos inseridos. Precisamos ter um olhar crítico para entender os desafios atuais.

Precisamos aproveitar a realidade digital, hoje tão utilizada pelas crianças e jovens. Estimule-os a descobrir “sites” “filmes” “desenhos” formativos que poderão reafirmar aquilo que vocês tem ensinado e anunciado.

A Igreja existe para evangelizar, para anunciar a Boa Notícia do Reino, proclamado e realizado em Jesus Cristo (cf RN 14), é sua graça e vocação própria.. O centro do primeiro anúncio é a pessoa de Jesus.

Vamos então trabalhar para que possamos chegar à maturidade em Cristo (cf Ef 4,13). Através de uma catequese que possa favorecer um aprendizado dinâmico da vida cristã, uma iniciação integral que favoreça o seguimento de Jesus Cristo.

Na alegria de um Novo Ano Pastoral, desejo a todos (as) um excelente trabalho. Muita luz nos corações e coragem para enfrentar os desafios do caminho.

“Queremos anunciar Jesus Cristo com Alegria”.

Sem mais, fraternalmente.


Pe. Roberto Alves Marangon
Administrador Paroquial

Siga a Paróquia nas redes sociais