ESPERANÇA – A grande virtude


Por Maristela Guimarães

A Esperança é uma virtude que nos protege contra o desânimo e dá alento em qualquer circunstância. Em toda e qualquer situação devemos esperar e perseverar até o fim. É isso o que nos ensina a Santa Igreja. E esse ensinamento, baseado na Bíblia e na história do povo de Deus, deve ser levado como uma lição para a vida toda. Por diversas vezes, durante nossa jornada, nos sentimos tristes e abatidos. Nos dias de hoje o desânimo torna-se ainda maior com as notícias da TV, rádio ou internet, notícias de violência, guerra, doenças, pobreza, corrupção causam tristeza e desesperança. Nessa hora em que estamos frágeis e desconsolados, a Palavra de Deus, as orações, vida em comunidade, encontrar tempo de fazer algo pelo outro, tudo isso age como um remédio contra o que de ruim vemos, ouvimos e acabamos absorvendo. Se você se sente abatido por tanta evidência do que é ruim, faça o exercício de ter o contato com o que é bom e útil. Faça a experiência de alimentar sua mente com o que é saudável. “Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável.” Fl 4,8

O Bem irá prevalecer contra o Mal. Isso já está estabelecido na natureza. Infelizmente, o que é bom não vira notícia. As pessoas não comentam o que os outros fazem de bom e interessante. Contrariando a ordem, não nos ocupamos do que é digno o tempo todo. Fato que nos traz muito sofrimento e desesperança.

Agora que estamos na época da Páscoa, tempo de transformação, poderíamos fazer a promessa e firmar o compromisso de transformar nosso pensamento e atitudes. O cristão deve ser o primeiro a espalhar o bem, a fazer o que é bom. O cristão é aquele que vive a Esperança e também leva a Esperança onde quer que esteja: Casa, trabalho, escola, comunidade. Palavras e atitudes de alento e cuidado, Esperança e Fé, animam o espírito. A todo o momento devemos nos recordar das promessas de Nosso Senhor Jesus Cristo, que sustentam nossa Esperança. Nada será em vão.

Mas precisamos manter a guarda para não deixar que a Esperança ceda lugar para a dúvida, ceticismo, desespero e indiferença. Nesse tempo de preparação para a Páscoa, rezemos juntos para que nossa comunidade possa manter a Esperança e Fé, através da participação nos Sacramentos, nas Orações e no conhecimento e prática da Palavra de Deus.

Fonte: Bíblia Sagrada – Tradução da CNBB / Catecismo da Igreja Católica

Siga a Paróquia nas redes sociais