Quaresma, tempo privilegiado de “conversão”


A Qua­resma é tempo forte de fa­zer boa es­co­lha, de pa­rar nas en­cru­zi­lha­das da vida, de en­trar no si­lên­cio do co­ra­ção, para Qua­resma é tempo pri­vi­le­gi­ado de “con­ver­são”. Con­ver­são é uma ques­tão de amor.

Con­ver­são evoca vinda à fé de um ateu, a mu­dança de vida de um crente, dei­xando tudo o que é de­sor­dem mo­ral. Con­ver­são é ainda voltar-se para Deus, vi­ver na sua in­ti­mi­dade e pre­sença amiga.

A con­ver­são é es­sen­ci­al­mente pro­cu­rar, des­co­brir cada vez mais o rosto de Cristo, o co­ra­ção de Deus. Esta con­ver­são não ter­mina nunca, por­que nunca ter­mi­na­mos de des­co­brir por com­pleto o amor de Deus por nós e ja­mais se­re­mos ca­pa­zes de corresponder-lhe ple­na­mente.

A con­ver­são é des­co­brir o olhar amigo de Je­sus. Reconhecer-se pe­ca­dor é en­con­trar o olhar de Cristo. É abrir a porta de nosso co­ra­ção a Cristo. Ele en­tra, senta-se à mesa, toma re­fei­ção co­migo e eu com Ele (cf. Ap 3, 20).

A Ma­teus bas­tou um olhar, um en­con­tro, um dia para se con­ver­ter de forma to­tal e de­fi­ni­tiva.

Nós te­mos qua­renta dias para imitá-lo. Convertendo-nos e sendo olhar, pre­sença, con­vite de Cristo, junto dos ou­tros a fa­ze­rem o mesmo… É só ten­tar, é só fa­zer, é só que­rer!

Dom Nel­son Wes­trupp, scj

Bispo Di­o­ce­sano de Santo An­dré

Qua­resma 2015

Fonte: Diocese de Santo André

Siga a Paróquia nas redes sociais