Estudo do Evangelho de São Mateus – parte 3


3º Tema: Cristo está presente na comunidade reunida!

  1. Cristo ressuscitado está vivo e presente em nosso meio.

Deus chama a gente pra um momento novo, de caminhar junto com seu povo! É hora de transformar o que não dá mais; sozinho, isolado, ninguém é capaz! Por isso vem, entra na roda co’a gente também, você é muito importante! (2x)

  1. O testemunho das primeiras comunidades cristãs confirma que as diferenças e os conflitos fazem parte de nossa vida, por isso é fundamental que saibamos cuidar uns dos outros e perdoar o irmão ou a irmã quantas vezes forem necessárias. É a solidariedade e o perdão que nos humanizam nos recriam e recriam a comunidade. Peçamos ao Espírito de Deus que nos dê a capacidade de perdoar sempre e de sermos sensíveis às dificuldades e sofrimentos uns dos outros.

Leitor: Após a destruição do templo de Jerusalém, em torno do ano 70 d.C., os fariseus se organizaram na Sinagoga. Aos poucos, esse grupo assumiu a observância rigorosa da Lei, tornando-se extremamente legalista, chegando a expulsar os grupos dissidentes. Os encontros e a vida das comunidades estavam cada vez mais centrados na prática de rituais. Na oração das Dezoito bênçãos, escritas nesse período, pede-se que os nazareus pereçam. Em meio à perseguição externa e aos conflitos internos, as comunidades de Mateus, seguidoras de Jesus de Nazaré, devem fortalecer a unidade para sobreviver. Nesse período, é importante reforçar a relevância do perdão, da sensibilidade e da prática concreta da solidariedade na comunidade.

  1. Vamos acolher a Palavra de Deus. Fonte segura de misericórdia e perdão.

“É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal”.

Leitora: Mt 18,15-22

  1. Quais as atitudes apresentadas no texto para resolver os problemas e qual o processo para corrigir a pessoa que errou?
  2. “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.” Como deve ser a comunidade para que se perceba essa presença de Jesus?
  3. Por que Jesus recomenda que o perdão deve ir além de sete, “mas até setenta e sete vezes”?

Leitor: A solidariedade e a correção fraterna e a oração são formas de manter a comunidade unida e perseverante em seus ideais. Somos pessoas limitadas, por isso é necessário o cuidado de uns pelos outros e o caminho de conversão. Cada pessoa cristã é chamada a se tornar “pastor” para seus irmãos e irmãs. É preciso sair ao encontro da pessoa que errou e, acima de tudo, amá-la. A correção fraterna é necessária em todos os ambientes em que vivemos.

  1. Como podemos cuidar uns dos outros e viver o perdão em nossa comunidade?
  2. Como a oração comunitária pode nos ajudar a sermos mais sensíveis, fraternos e solidários, uns com os outros?
  3. Como aceitar os nossos limites pessoais e comunitários e os limites das pessoas de nossa comunidade?

Celebrando a vida

  1. Rezemos pedindo a Deus que perdoe os nossos pecados e que nos dê a graça de sermos solidários uns com os outros e perdoarmos os pecados das pessoas com as quais convivemos. Rezemos a oração que o próprio Cristo nos ensinou.
  2. O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja favorável. O Senhor mostre para ti a sua face e te conceda a paz. (Nm 6,24-26)

Siga a Paróquia nas redes sociais