Sala da Memória


A Sala da Memória Padre Fiorente Elena será o espaço reservado para o acervo histórico da nossa Paróquia, localizado no piso superior da Secretaria Paroquial.

fiorenteTodos os documentos que irão compor o acervo foram recolhidos em pesquisas e levantamentos realizados nos arquivos da Paróquia. Outra forma de levantamento foi através dos fiéis que doaram fotos, documentos e objetos ligados à história da comunidade e também do bairro de Rudge Ramos.

Assim que concluída a reforma e readequação do espaço da Secretaria Paroquial, todo o acervo será catalogado e aberto à visitação da comunidade.

Caso você tenha algum objeto, documento ou fotografia que conte um pouco da história da nossa Paróquia, por favor, procure a Secretaria Paroquial.

Padre Fiorente Elena
Uma vida a disposição da Fé

O Padre Fiorente Elena nasceu em Bogliaco Sul Garda, província de Bréscia, Itália, no dia 10 de maio de 1911, filho de Andréa e Antónia Castellini. Fez seus estudos primários na sua terra natal e, atendendo ao chamado de Cristo, entrou no seminário SantÁngelo em Bréscia, onde fez os estudos ginasiais e parte do liceu. No ano de 1929 optou pela vida missionária e seguindo o exemplo do Padre Francisco Milini, também bresciano, entrou na Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrianos) para dedicar-se ao serviço dos migrantes italianos.

Em Piacenza completou os estudos filosóficos e científicos, e cursou teologia. Fez sua profissão religiosa perpétua em Casa Mãe da Congregação no dia 08 de abril de 1934.

Aos 29 dias do mês de junho de 1935 foi ordenado sacerdote pelo servo de Deus o Cardeal Rafael Carlos Rossi, na Igreja de São Carlos, anexa a Casa Mãe, em Piacenza.

Em dezembro de 1936 chegou ao Brasil; por um ano trabalhou como coadjutor na Paróquia de Guaporé, no Rio Grande do Sul, onde se esforçou para a construção do primeiro seminário carlista no Brasil, para favorecer as vocações entre os filhos dos migrantes italianos.

No ano de 1937 é chamado para trabalhar na grande São Paulo, mais precisamente na Paróquia de Santo André. Trabalhou como coadjutor na Igreja Matriz e na Igreja do Carmo, atual Catedral, e deu impulso a várias capelas, entre elas a de Vila Alpina e Parque das Nações. Ao mesmo tempo, participou da organização da associação “Unione Cattolica Italiana”, localizada no bairro do Braz, como seu primeiro Capelão.

Em abril de 1947, foi nomeado Vigário da Paróquia de São Bernardo do Campo e aqui, além do intenso trabalho apostólico, cuidou da construção da nova Igreja Matriz, restaurou a Capela de Santa Filomena e incentivou a construção das Igrejas do bairro Demarchi, Baeta Neves e Assunção.

Aos 02 dias do mês de fevereiro de 1958, foi transferido para a Paróquia de Rudge Ramos. Aqui organizou uma vida paroquial e construiu a grandiosa Igreja dedicada ao Padroeiro São João Batista. Entre os seus trabalhos no bairro também destacam-se a preparação da nova Paróquia da Vila Vivaldi e a fundação do primeiro parque infantil da Prefeitura localizado ao lado da nossa Igreja.

Terminado o prazo como Vigário, consentido pelas constituições da Congregação, pediu para ficar na Paróquia São João Batista como coadjutor emérito até a sua partida definitiva para a Itália em julho de 1985.

O Padre Fiorente Elena faleceu em seu país natal, no dia 20 de outubro de 1991, com 80 anos, deixando saudades a toda a comunidade.

Siga a Paróquia nas redes sociais