Por Simone Cotrufo França
Este mês a Pascom entrevistou a psicopedagoga Mônica que faz um belíssimo trabalho em nossa paróquia com crianças portadoras de necessidades especiais.
Tenho o privilégio de ter a Mônica como minha amiga e posso afirmar com toda certeza que, por trás de todos os diplomas e por baixo do salto alto, tem uma criança doce, sapeca e encantadora. Ela é uma excelente profissional, competente e comprometida, que faz seu trabalho com dedicação e grande carinho, cativando seus pacientes e familiares.
Conheçam agora um pouquinho sobre a Mônica e entendam como funciona o Projeto Inclusão.
Se você for Psicólogo ou Fonoaudiólogo e tiver interesse em fazer parte desse projeto, entre em contato com a Mônica, será muito bem vindo.
- Nome Completo
Monica Moura Vieira Pardal.
- Estado Civil
Casada há 30 anos – completados em 21/06/2015 próximo, com Marcos Antonio Pardal.
- Formação Acadêmica
. Licenciatura Curta em Educação Artística – Ed. Infantil e E.F I (Faculdade Santa Marcelina/SP)
. Licenciatura Plena em Artes Plásticas e Desenho Geométrico – E.F II e E.M (Instituto Coração de Jesus/SA)
. Pós Graduação (Lato Sensu) em Psicopedagogia Clínica e Institucional -Educação Especial e Regular (Faculdade São Bernardo/SBC)
. Título de Habilitação em Arte Terapia (Instituto Sedes Sapientiae/SP)
- Quais pastorais você e o Marcos participam na igreja?
Somos Integrantes do Grupo Litúrgico da Igreja São João Batista e Comissão Diocesana em Defesa da Vida.
- Como funciona o projeto inclusão?
Inaugurado em 27/6/2008, o Projeto inclusão oferece acompanhamento Psicopedagógico Clínico voltado ao atendimento de PNEs – Portadores de Necessidades Especiais, de nossa Paróquia e Projeto Acolhimento… Destinado ao acompanhamento Clínico a demanda de outras regiões do ABC – escolas públicas, CAPS e UBS voltado à crianças e adolescentes da educação regular com Distúrbios de Aprendizagem e Alterações Neurológicas – Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, bem como Educação Especial.
– Quais os horários de atendimento?
Segundas e Terças Feiras – 8h30 as 17h30 / Sextas Feiras – 8h as 17h30, semanalmente, no Sub Solo do Centro Comunitário São João Batista.
– Como faço para ter acesso a esse projeto?
Contatos para agendamento e avaliação inicial: Cel. (11) 99881.3730
– Há quanto tempo você realiza esse trabalho?
Realizo esse trabalho há seis anos e dez meses.
– Você e/ou o Projeto Inclusão precisa do auxílio de alguém?
Demanda de público carente e que necessita de intervenção clínica multidisciplinar, sendo necessário, muitas vezes, encaminhamento à Psicólogos e Fonoaudiólogos – profissionais não existentes junto ao projeto e que seriam bem vindos para realização de trabalho clínico em nossa Paróquia.
– Quantos pacientes você atende atualmente?
Atualmente são realizados 40 atendimentos fixos semanais e eventuais avaliações de orientação e encaminhamentos clínicos diversos.
– Você lembra quantos pacientes já atendeu desde que começou o projeto?
Como média geral aproximada, entre acolhimentos fixos e eventuais, um total de 250 atendimentos.
- O que mais gosta neste trabalho?
Difícil especificar o que mais gosto neste trabalho. AMO tudo o que envolve o projeto! O contato com as pessoas, a relação de afeto e carinho, o caminhar e resultado de cada paciente em seu progresso pessoal, as conquistas de metas das famílias, enfim, o prazer da realização de um sonho, a bênção do fazer e ver feliz todos aqueles que tenho o privilégio de conviver e que me são encaminhados por Deus!
Mônica, que Deus te abençoe e que você seja sempre portadora da alegria e conhecimento para aqueles que te procuram. Agradecemos à sua disponibilidade e atuação em nossa Paróquia.
“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alivio aos outros, alívio receberá” – Provérbios 11, 24-25