Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – Formação Pe. Beto

SemanaOracaoUnidadeCristaosLema: Chamados e chamadas a “proclamar os altos feitos do Senhor”. (1 Pe 2.9) inspiração bíblica.

Quem preparou? Igrejas da Letônia (Católica Apostólica Romana, Luterana, Ortodoxa e Batista).

Chamados pelo Batismo. Somos chamados assim filhos e filhas de Deus. Ele é um sacramento que nos apresenta o desafio permanente de praticarmos e proclamarmos o amor gratuito de Deus pela humanidade.

Uma das formas de proclamar esse amor é assumindo posturas de diálogo e de acolhida, em especial, com as pessoas que são diferentes de nós: de outras igrejas, religiões e culturas.

O ano de 2015 – foi marcado ondas migratórias. Migrantes e refugiados desesperados em busca de novas condições de vida. Aqui no Brasil também aumentou o numero de migrantes e refugiados. Muitos são agredidos e sofrem preconceitos.

Atitudes racistas e preconceituosas não são coerentes com os altos feitos do Senhor. Mais do que tolerantes precisamos ser respeitosos. A tolerância deveria ser uma convicção passageira. O respeito deve ser permanente. Deve nos levar a dignidade que deve ser inerente a cada ser humano.

Uma das razões dessas migrações é a perseguição religiosa e pela ocupação violenta de povos e exploração econômica. Revela-se assim uma face cruel da humanidade: guerras, fundamentalismos religiosos e econômicos que desrespeitam os direitos humanos.

Precisamos fortalecer práticas de acolhidas aos migrantes. Abrir espaços para a cultura. Expressões religiosas. Superar as diferenças que causam divisões.

Uma caminhada:

Acolher – Escutar – Meditar – Ressoar – Responder

. Acolher a todos sem distinção.

. Escutar a Palavra de Deus.

. Meditar (Curar feridas – Buscar a Verdade na Unidade – Defesa da Dignidade

. Ressoar – chamados a ser sal e luz.

. Responder – Partilha e Compromisso

 

Fonte do Magistério da Igreja: Concílio Vaticano II

Decreto Unitatis Redintegratio – Sobre o Ecumenismo (1964)

Siga a Paróquia nas redes sociais