Pastoral da Comunicação


Editorial do Boletim de Outubro de 2014

Com alegria e esperança estamos reacendendo a chama da “comunicação” em nossa comunidade paroquial. Trata-se da Pastoral da Comunicação, que com muita firmeza, vem sendo implantada como veículo de informação e formação, tanto para os nossos fiéis, como também para aqueles, que de alguma forma, saborearão os frutos deste precioso trabalho.

Somando aos canais de comunicação que já temos, junto às redes sociais e que também de alguma forma estão sendo reestruturados para responder a estas novas propostas de evangelização, apresentamos este, que será  o veiculo de comunicação escrita. Um boletim, um informativo, uma “palavra” de interação que deseja encontrar ressonância no coração dos que o lerem.

Sabemos da importância das datas, horários, agenda de compromissos e atividades firmados pelos grupos, pastorais, movimentos. Tudo isso estará bem elencado, favorecendo a participação ativa dos fiéis no seio da vida comunitária. Contudo,  pretendemos ir além, criar um espaço de formação efetiva, onde sobressaia à verdadeira cultura da “comunicação” e o comunicador da Boa Nova, Jesus Cristo, seja bem mais conhecido e amado.

Hoje, a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária. Para tal propósito precisamos uma comunicação bem mais eficaz, chegando aos ambientes, onde principalmente, a aridez, a incredulidade e a falta de esperança fizeram morada. Estamos ouvindo insistentemente a voz do Papa Francisco. Que devemos sair em missão, anunciar a “Alegria do Evangelho, porque esta alegria enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus.” (EG 1,). Como resposta a esta convocação, pretendemos ir de pessoa a pessoa, de grupo em grupo, sem reserva e sem medo, reafirmando a nossa adesão ao projeto amoroso de Jesus Cristo e favorecendo uma participação mais comprometida.

Ousadamente, desejamos abrir espaços de diálogo com os nossos leitores, criando caminhos de interação, onde através das mais diferentes culturas, ciências, possamos favorecer o encontro da fé e da razão. O fruto de tudo isso, com certeza, será uma comunidade enriquecida no dom da partilha, da unidade e da verdadeira busca da comunhão.

Estamos lançando esta proposta. Esperamos protagonistas e não meros expectadores. Vamos aprender com o “Bom Mestre Jesus” que propõe e interage. Vamos formar discípulos que se envolvam, que acompanhem, que frutifiquem e festejem.

Que bom nos sentirmos convidados para este caminho de amor: “A comunidade missionária é aquela que experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor.” (EG 24).

Agradecemos a todos que na disposição e no bem querer vão traçando este caminho de comunicação, no diálogo e na partilha.

Fraternalmente, muitas bênçãos.
Pe. Roberto Alves Marangon
Pároco

 

Siga a Paróquia nas redes sociais