Dia Mundial dos Pobres


DIA MUNDIAL DOS POBRES

 

No dia 20 de novembro de 2016, ao encerrar o Ano Santo da Misericórdia, e inspirado pelo Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente, o Papa Francisco instituiu o “Dia Mundial dos Pobres” na Igreja Católica, que será celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico.

“Intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”, escreve Francisco, na carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, com a qual marca o final do Jubileu.

Este ano de 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

O Papa explica que vê nesta nova celebração uma forma de bem preparar a celebração de Cristo Rei que encerra o Ano litúrgico, para isso propõe e reflexão sobre o compromisso de ajudar os pobres.

“Não podemos esquecer-nos dos pobres: trata-se dum convite hoje mais atual do que nunca, que se impõe pela sua evidência evangélica”, sustenta.

Francisco elenca vários campos que exigem respostas concretas, como as migrações, as doenças, as prisões, o analfabetismo ou a ignorância religiosa.

“As obras de misericórdia, tocam toda a vida duma pessoa. Por isso, temos possibilidade de criar uma verdadeira revolução cultural precisamente a partir da simplicidade de gestos que podem alcançar o corpo e o espírito, isto é, a vida das pessoas”.

A carta apostólica conclui-se com a convicção de que se vive “o tempo da misericórdia” para todos os que sofrem, das mais diversas formas.

“Existem muitos sinais concretos de bondade e ternura para com os mais humildes e indefesos, os que vivem mais sozinhos e abandonados. Há verdadeiros protagonistas da caridade, que não deixam faltar a solidariedade aos mais pobres e infelizes”, refere o Papa.

E aqui , em nossa paróquia, podemos encontrar alguns protagonistas dessa bondade, que cuidam daqueles que são esquecidos pela sociedade. Os missionários da Casa Santa Clara, que assumiram essa tão linda missão de acolher e resgatar moradores de rua.

Mas para que essa missão prospere eles precisam da ajuda de toda a comunidade.

Como já foi dito, neste ano, o dia Mundial dos Pobres será celebrado no dia 19 de novembro, e neste dia a Casa Santa Clara e a Comunidade Padre Pio promoverão um evento que tem como tema “Com Deus tem jeito”, esse evento tem como objetivo resgatar e acolher o maior número possível de moradores de rua.

Será um dia pra cuidar da higiene pessoal, fazer uma boa refeição, e sobretudo ter um contato muito especial e pessoal com Deus através de muito louvor e oração.

Vamos ajudar comunidade?

 

Eles precisam de :

  • *Alimentos não perecíveis
  • *Produtos de higiene pessoal
  • *Barbeadores e escovas de dentes
  • *Roupas usadas em bom estado
  • *Toalha de banho (pode ser usada)
  • *Shampoo (galão)
  • *Pano de chão
  • *Cloro
  • *Desinfetante
  • *Sabão em pó
  • *Descartáveis (prato, talheres e guardanapos)

Cristiane Cordeiro Alves

 

Siga a Paróquia nas redes sociais