A desculpa do “estado laico” não exclua o Presépio de Jesus de nosso lar e de nosso coração!

,

Dentro de poucos dias, estaremos celebrando o Natal do Senhor…

Infelizmente, o comércio está cada vez mais agitado e ousado, desrespeitando o sentido cristão do Natal. O consumismo exagerado vai tomando conta dos corações, sobrando pouco espaço para as coisas do Alto. Bem antes do Natal, as lojas começam a se enfeitar de luzes e objetos natalinos, nem sempre relacionados ao Aniversariante de 25 de dezembro. O que conta é fomentar as compras de fim de ano e esquentar o comércio… Triste constatação! Nossa reação deve ser alegre e contagiosa. Urge buscar caminhos novos para resgatar a presença do Menino Jesus nos corações e nos ambientes que frequentamos. Não podemos deixar que o Natal vire festa pagã! De que adianta abarrotar a casa de “coisas”, se o coração ficar vazio de Deus?

Convido cada família cristã da Diocese a montar em sua casa, num “lugarzinho” nobre da sala, um lindo presépio, com imagens de Maria, José e o Menino Jesus, não esquecendo dos anjos, dos pastores, dos cordeirinhos, dos bois, dos Magos… Enfim, um presépio esplendoroso, com toques de simplicidade, humildade, harmonia, paz e serenidade…, virtudes do Menino Deus que repousa serenamente na Manjedoura e nos braços de Maria.

Não deixemos que o barulhento “papai noel” sufoque o verdadeiro espírito do Natal! Pacificamente lutemos para re-introduzir o Menino Jesus na sociedade e no coração das pessoas. Haverá mais ternura e mais misericórdia.

Entre comigo nessa corrente! Convide seus amigos a fazerem o mesmo. Não adie para o ano que vem! Vamos criar um clima de Natal, fazendo do Presépio ponto de referência obrigatório para a família se encontrar na Noite Santa e agradecer ao Deus-conosco. Ele quer nascer outra vez em sua e nossa família.
Conto com sua criatividade e grande amor ao Menino Jesus.

Acolhamos com alegria Aquele que deseja fazer de nosso coração sua morada permanente.

Um abraço amigo e uma especial bênção.

Queridos Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosas, Coordenadores(as) de Pastorais e Movimentos, formemos uma corrente e motivemos as famílias a armarem o Presépio em seus lares.

Dom Nelson Westrupp, scj
Bispo Diocesano de Santo André

Siga a Paróquia nas redes sociais